Pular para o conteúdo principal

PILATES X MUSCULAÇÃO


O Método PILATES exercitam-se prioritariamente os músculos estabilizadores. São músculos pequenos, na maioria das vezes profundos e altamente resistentes. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos sutis e pela manutenção da postura.

Os exercícios são feitos a partir de movimentos suaves, sem pressa e aparelhos especialmente projetados para os exercícios. A carga do Pilates são as molas ou o peso do corpo, não traz hipertrofia dos músculos. Como resultado, um ganho importante na saúde e no tônus muscular, vitalidade e uma silhueta mais harmoniosa, alongada e livre dos nós da tensão.

Já a musculação exercita músculos grandes, mobilizadores, que ficam mais superficialmente e que se cansam mais rapidamente. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos de grandes amplitudes. É boa para aumentar o volume muscular deixando o corpo bem definido. Outras diferenças entre o Pilates e a musculação são a rotina de um (musculação) e a variedade do outro (Pilates). O Pilates ainda fortalece os músculos pélvicos, melhora a respiração e a postura, sendo um ótimo complemento para quem já pratica musculação.

Para que a musculação seja efetiva no trabalho corporal, é necessária atenção especial ao controle motor, trabalhando o corpo como um todo, ou seja, o exercício é para costas, mas é necessário dar atenção à respiração, a posição das pernas e principalmente da coluna…

Os benefícios atribuídos a esse treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais.

O Pilates, tem como objetivo o reequilíbrio muscular, melhora da postura e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular. A musculação tem aula pré-determinada com uma ficha de exercícios. Durante as aulas, devido ao grande volume de alunos, nem sempre os instrutores acompanham os movimentos de cada pessoa individualmente, e estes ficam sujeitos a fazer movimentos errados e se machucarem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilates para criança

Hoje, os pequenos vivem em um ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura. A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador e mesmo a quantidade excessiva de atividades são fatores que contribuem para que as crianças adquiram os chamados maus hábitos e tenham um ritmo de vida muito exigente. Perdem com isso a postura e a saúde para toda a vida. O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, além da conseqüente percepção do espaço que o outro ocupa. Com isso, os pequenos ganham consciência ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros. No pilates infantil, os exercícios precisam de um grande esforço de concentração para serem realizados, portanto, são aplicados de maneira mais lúdica, tendo todas aquelas questões do desafio, de um ambiente diferente, traz...

Porque fazer parte um grupo de emagrecimento?

O coaching   é extremamente eficaz para ajudar a perder peso porque atua em aspectos fundamentais para que o processo de emagrecimento seja colocado em prática. Com as técnicas certas, é possível reduzir medidas de modo saudável e manter o novo peso conquistado. Enfatiza a importância do desenvolvimento da autonomia, para que ele possa sempre continuar no caminho da evolução e do crescimento. Por meio do aprendizado contínuo, as pessoas se tornam capazes de sustentar a mudança e de consolidar suas realizações.

A importância do pilates para idosos

O pilates é um método de atividade física que utiliza o alongamento e o peso do próprio corpo para executar as atividades. Ajuda a melhorar o equilíbrio muscular, trabalha todo o corpo e ainda trabalha a mente. O interessante do pilates é que com um único exercício você consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, é muito indicado na terceira idade, os músculos do corpo ficam fortalecidos e ganham estabilidade, principalmente na área do abdômen, pelve e coluna. Uma pessoa na terceira idade começa a sentir algumas dores pelo corpo, tem grande perda de massa óssea e muscular e consequentemente fica mais fraco, tudo isso é natural e são características do envelhecimento. Mas isso tudo pode mudar com atividades física como o pilates, esse método foi criado com o objetivo de desenvolver um corpo uniforme, restaurar a vitalidade, corrigir posturas e vigorar a mente. Os benefícios do pilates para idoso são: Alívio da dor. Alívio do estresse; Prevenção de lesões....