Envelhecer implica na perda da massa muscular e óssea, redução na flexibilidade e na força. A falta de equilíbrio e da coordenação pode originar quedas, e mesmo tendo o devido cuidado com a alimentação, a gordura corporal tende só a acrescer com o tempo. Envelhecer é um processo que pode não ser fácil, mas é natural e deve ser bem aceito.
Nessa fase o Pilates assume também um papel importantíssimo de prevenção e de melhoria da força e resistência muscular.
O maior contribuição do Pilates para os idosos é o aumento do equilíbrio. Os benefícios são inumeros, aumento da força, da mobilidade e da flexibilidade através do Pilates, resistência, equilíbrio....
Nas pessoas com idade avançada, as quedas e as fraturas são frequentes, e alguns estudos já provaram que são elas as principais causas de morte. Apesar de graves, essas quedas podem ser evitadas através da aplicação do método Pilates. A aplicação dos princípios pelos idosos contribui, em grande parte, para aumentar o equilíbrio e coordenação motora.
Nas idosas, sabe-se que o Pilates também contribui de forma muito positiva para o fortalecimento da musculatura do períneo e assoalho pélvico, que previne e alivia quadros de incontinência urinária.
BENEFÍCIOS
▶Alívio da dor
▶Melhora e mantém a flexibilidade
▶Aumenta a autoconfiança e autoestima
▶Maior percepção dos movimentos
▶Alívio do estresse
▶Facilita a execução de tarefas diárias
▶Combate a incontinência urinária
▶Melhora a consciência corporal
▶Melhora o equilíbrio
▶Melhora a circulação
▶Corrige desequilíbrios musculares
▶Estabiliza as articulações
▶Melhora e correção da postura e reestruturação do corpo
▶Melhora a respiração
Comentários
Postar um comentário