É grande o percentual de pessoas que já sentiu dor nas costas, um sintoma que pode estar relacionado a diferentes problemas e que prejudica até a execução de atividades simples e rotineiras.A dor nas costas surge em decorrência de processos traumáticos, infecciosos, inflamatórios ou degenerativos.
Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento é feito com exercícios físicos. O Pilates é um dos exercícios apropriados para combater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a musculatura abdominal e das costas.
A atividade possui técnicas apropriadas que auxiliam no alívio das dores, através de um eficaz fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural, como os multífedos, que atuam como estabilizadores da coluna.
Os músculos paravertebrais também são trabalhados no Pilates, auxiliando na manutenção da coluna ereta. Já o músculo quadrado lombar auxilia na extensão de tronco (quando inclinamos o tronco para trás) e também na rotação de tronco (movimento feito quando estamos no banco da frente do carro e pegamos a bolsa no banco de trás). Por último, o Pilates trabalha o trapézio, músculo responsável pelos movimentos de ombro, cabeça e diafragma - músculo da respiração.
O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer faixa etária. Mas antes de iniciar os exercícios, principalmente para quem já apresenta dor na coluna, é fundamental uma avaliação física de um profissional qualificado.É nesta etapa que serão identificadas as necessidades e limitações do aluno para que seja montado um programa de exercícios personalizado e, assim, garantir a eficácia da técnica. O trabalho precisa ser bem direcionado, para não ser prejudicial ao invés de efetivo.
A cada aula, o praticante ganha uma maior consciência acerca de seu próprio corpo, aprendendo a utilizá-lo de forma correta sem o desperdício de energia e com o máximo de segurança. Mas cabe ao aluno focar sua atenção em cada movimento executado, seguindo com fidelidade as instruções do profissional acompanhante.
Comentários
Postar um comentário