Pular para o conteúdo principal

Hérnia de Disco

Pilates para hérnia de disco



A hérnia de disco é uma patologia da coluna vertebral relacionada ao deslocamento da parte interna do disco intervertebral para fora de seu lugar. Devido à força da gravidade, tensão do dia-a-dia, vícios/desvios posturais, envelhecimento ou tipo de movimento realizado pela pessoa, o espaço entre essas vértebras diminui e o disco é pressionado e até mesmo desgastado. Quando este desgaste é muito grande pode ocorrer uma ruptura no anel (a parte externa do disco), deslocando o núcleo discal para fora. Geralmente esse fragmento do disco que escapa comprime alguma(s) raíz(es) do nervo ciático, causando dor em uma das pernas. Dores musculares, pela compensação postural, e formigamentos nos braços também podem acontecer.

O Pilates é um condicionamento tanto físico quanto mental e, por ser completo, abrange o nosso corpo de maneira uniforme. Isso acaba por fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e, em determinados casos, trazendo até uma diminuição das tensões existentes. Isso gera um alívio de pinçamentos e compressões dos discos, o que estimula a circulação na região.

E não há nenhuma restrição quanto à prática regular dos exercícios por quem sofre com a hérnia de disco, seja na fase aguda, subaguda ou crônica desde que sejam orientados por um profissional qualificado.


Essa técnica enfatiza muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. Ele é baseado em seis princípios: respiração, centro de força (power house), concentração, controle, precisão e fluidez.

O pilates promove a estabilização da hérnia de disco, possibilitando uma vida saudável e sem dor. O método se fundamenta, entre outros, nas forças centrais do corpo – o Power House – que inclui o complexo lombar pélvico dos quadris, ou seja, esses grupos musculares centrais vão absorver grande parte do impacto, estabilizando, sobretudo as articulações da coluna. Além de restabelecer os espaços intervertebrais através do fortalecimento e alongamento dos grupos musculares, resultando em uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento da postura adequada.


Desta forma, os sintomas que tanto incomodam têm uma melhora significativa, possibilitando as práticas das atividades da vida diária e profissional de forma satisfatória e segura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilates para criança

Hoje, os pequenos vivem em um ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura. A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador e mesmo a quantidade excessiva de atividades são fatores que contribuem para que as crianças adquiram os chamados maus hábitos e tenham um ritmo de vida muito exigente. Perdem com isso a postura e a saúde para toda a vida. O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, além da conseqüente percepção do espaço que o outro ocupa. Com isso, os pequenos ganham consciência ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros. No pilates infantil, os exercícios precisam de um grande esforço de concentração para serem realizados, portanto, são aplicados de maneira mais lúdica, tendo todas aquelas questões do desafio, de um ambiente diferente, traz...

Porque fazer parte um grupo de emagrecimento?

O coaching   é extremamente eficaz para ajudar a perder peso porque atua em aspectos fundamentais para que o processo de emagrecimento seja colocado em prática. Com as técnicas certas, é possível reduzir medidas de modo saudável e manter o novo peso conquistado. Enfatiza a importância do desenvolvimento da autonomia, para que ele possa sempre continuar no caminho da evolução e do crescimento. Por meio do aprendizado contínuo, as pessoas se tornam capazes de sustentar a mudança e de consolidar suas realizações.

A importância do pilates para idosos

O pilates é um método de atividade física que utiliza o alongamento e o peso do próprio corpo para executar as atividades. Ajuda a melhorar o equilíbrio muscular, trabalha todo o corpo e ainda trabalha a mente. O interessante do pilates é que com um único exercício você consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, é muito indicado na terceira idade, os músculos do corpo ficam fortalecidos e ganham estabilidade, principalmente na área do abdômen, pelve e coluna. Uma pessoa na terceira idade começa a sentir algumas dores pelo corpo, tem grande perda de massa óssea e muscular e consequentemente fica mais fraco, tudo isso é natural e são características do envelhecimento. Mas isso tudo pode mudar com atividades física como o pilates, esse método foi criado com o objetivo de desenvolver um corpo uniforme, restaurar a vitalidade, corrigir posturas e vigorar a mente. Os benefícios do pilates para idoso são: Alívio da dor. Alívio do estresse; Prevenção de lesões....