O Pilates é um método de comprovada eficiência na prevenção e na reabilitação física. E, devido ao grande repertório de exercícios que podem ser adaptados ou modificados para todos os tipos de necessidades e objetivos, é recomendado a diversos públicos, entre eles: idosos, gestantes, atletas, pacientes com alterações posturais, pré e pós-operatórios, portadores de comprometimento neurológico, entre outros.
Indicado para o tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral, o Pilates se destaca por também ser eficiente na melhora da respiração e alívio do estresse.
Realizar uma respiração correta, expandindo bem a caixa torácica e aproveitando, ao máximo, os alvéolos pulmonares, permite libertar o corpo das tensões do dia-a-dia e dos altos níveis de ansiedade, proporcionando equilíbrio ao corpo e à mente e favorecendo o rendimento diário bem como as relações interpessoais.
O método respiratório do Pilates permite ativar corretamente os músculos
abdominais transversos conseguindo a tão desejada estabilidade na região lombar durante a execução dos exercícios.
Sincronizando corretamente inspiração e expiração, você consegue liberar o corpo de toda a tensão desnecessária (principalmente pescoço, ombros e costas) e fazer com que os abdominais transversos sejam trabalhados. Inspire pelo nariz continuando a contrair o abdômen. Expire pela boca ativando bem seus músculos abdominais como se tentasse levar o umbigo até a coluna vertebral.
Em diferentes ramificações, o Pilates é desenvolvido com base em seis princípios, sendo eles: concentração - nos músculos que estão sendo solicitados durante os exercícios; controle dos movimentos - controlados pela mente para gerar movimentos corretos, sem compensações; centro de força - onde se originam todos os outros movimentos, conhecido também como "Powerhouse", pois engloba músculos do abdômen, costas e glúteos; movimento fluido - realizados da forma mais harmoniosa possível; precisão - para que os movimentos sejam realizados de forma lenta e precisa; e respiração - todos os exercícios são coordenados com a respiração.
Comentários
Postar um comentário