A bursite é uma inflamação da bursa sinovial, um tecido que atua como uma pequena almofada localizada no interior de uma articulação, evitando o atrito entre o tendão e o osso.
As bursites mais comuns são no ombro e no quadril.
O ombro irritado vai gerar uma inflamação e toda inflamação gera um inchaço, este inchaço vai pressionar a bursa fazendo com que ela também inflame e gere a bursite.
Portanto, a bursite ocorrerá sempre em função de outro problema, quem tem bursite no ombro, pode também apresentar uma artrose no ombro. Quem tem osteoporose no quadril pode apresentar bursite no quadril.
A pessoa com bursite vai sentir muita dor e por isso não vai querer mexer o braço (bursite no ombro), apresentará fraqueza muscular nos braços, tensão muscular no ombro e pescoço, torcicolo, dor de cabeça e formigamento pelo braço e mão. Suas atividades de vida diária ficam comprometidas.
Quando a bursite atinge o quadril, dói ao andar, ao sentar, ao dormir. A perna pesa e cansa; a coluna dói, porque às vezes a pessoa “manca” e adota uma postura que alivia a dor e que não é boa para a coluna, a musculatura das pernas fica cansada e fraca, a pessoa pode vir a ter dificuldade para andar e começar a usar a bengala ou andador para se equilibrar, pois a bursite pode se relacionar à doenças que pioram com a idade.
O Pilates vai ajudar nas consequências, irá fortalecer os braços ou pernas que enfraqueceram; alinhar e fortalecer a coluna, bem como alongá-la, assim reequilibrando novamente a pessoa, organizando o seu andar e pisar.
Comentários
Postar um comentário