Pular para o conteúdo principal

A importância do pilates para idosos


O pilates é um método de atividade física que utiliza o alongamento e o peso do próprio corpo para executar as atividades. Ajuda a melhorar o equilíbrio muscular, trabalha todo o corpo e ainda trabalha a mente.

O interessante do pilates é que com um único exercício você consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, é muito indicado na terceira idade, os músculos do corpo ficam fortalecidos e ganham estabilidade, principalmente na área do abdômen, pelve e coluna.

Uma pessoa na terceira idade começa a sentir algumas dores pelo corpo, tem grande perda de massa óssea e muscular e consequentemente fica mais fraco, tudo isso é natural e são características do envelhecimento. Mas isso tudo pode mudar com atividades física como o pilates, esse método foi criado com o objetivo de desenvolver um corpo uniforme, restaurar a vitalidade, corrigir posturas e vigorar a mente.

Os benefícios do pilates para idoso são:
  • Alívio da dor.
  • Alívio do estresse;
  • Prevenção de lesões.
  • Melhora dos reflexos.
  • Melhora a mobilidade.
  • Melhora a flexibilidade.
  • Maior percepção dos movimentos.
  • Melhora do equilíbrio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma historia animada de Pilates....

Benefícios do pilates para mulheres grávidas

Previne as dores lombares  Melhora o sono Melhora a respiração Aumenta a resistência e a condição física  Reduz os inchaços Prepara para o parto  Previne a incontinência urinária no pós-parto Promove o encontro com outras gestantes Promove o bem-estar do bebê

Artrite

A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura.  Os principais sintomas da artrite são: Dor em articulações Inchaço nas articulações Redução na capacidade de mover as articulações Vermelhidão da pele ao redor da articulação Rigidez, especialmente pela manhã Aquecimento ao redor da articulação. Tratamento O tratamento visa basicamente aliviar os sintomas da doença e melhorar sua função, porque o desgaste articular não pode ser totalmente revertido. Por isso é comum o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e imunossupressores, sempre com prescrição médica. Em casos de dores constantes e dificuldade nos movimentos é recomendado a fisioterapia. A prática de exercícios como natação, hidroginástica e pilates também são indicadas; pois ajudam no combate à inflamação e no fortalecimento muscular.