Pular para o conteúdo principal

AS 5 FAZES DO SONO

1ª Fase- É a fase do adormecimento. Essa fase pode durar de alguns instantes até 15 minutos e ocupa de 3% a 5% da noite de sono. Funciona como uma espécie de zona de transição entre estar acordador e dormindo. O cérebro produz ondas irregulares e rápidas e a tensão muscular diminui. A respiração fica suave e os pensamentos do mundo desperto flutuam na mente. Se for acordada nessa fase, a pessoa reagirá rapidamente, negando que estava dormindo.

2ª Fase- É a fase de um sono mais leve. A temperatura corporal os ritmos cardíaco e respiratório diminuem. As ondas cerebrais ficam mais lentas. Essa faze ocupa a metade do tempo total do sono, durando cerca de 20 minutos cada ciclo. As ondas do cérebro alongam-se, regularizam-se e são afetadas somente por alguma atividade elétrica isolada ou repentina. Nessa faze, a pessoa cruza definitivamente o limite entre estar acordada e dormindo. Se alguém  levantar suavemente a pálpebra de uma pessoa nessa fase do sono, ela não acordará. Os olhos já não respondem a um estímulo.


3ª Fase- O corpo começa a entrar no sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se ampla e lentas. É uma fase rápida. Corresponde a uma média de 5% do tempo de sono.



4ª Fase- é o sono profundo, onde o corpo se recupera do cansaço diário. Essa fase é fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Dura cerca de 55 minutos, não mais que 20% da noite. A pessoa fica totalmente inconsciente. Está tão fora do mundo quem nem uma tempestade poderá acorda-la.



5ª Fase- A atividade cerebral está a pleno vapor e desencadeia o processo de formação dos sonhos. Os músculos ficam paralisados, as frequências cardíaca e respiratória voltam a aumentar e apressão arterial sobe. É o momento em que o cérebro faz uma espécie de faxina geral na memória. Fixa as informações importantes captadas durante o dia e descarta os dados inúteis. Durante o REM, os músculos longos do tronco, os braços e as pernas estão paralisados, mas os dedos das mãos e dos pés podem contrair-se. O fluxo sanguíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada.

REM é a faze dos sonhos. Se a pessoa for acorada ai, provavelmente, recordará fragmentos de suas fantasias.
Depois de 10 minutos de REM, volta-se a descer ás fases de sono quieto. Nas primeiras horas da noite, predominam as fases III e IV. Pela manhã, percorre-se de quatro a cinco vezes o circuito do sono completo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilates é coisa de homem sim

Se você pensa que a musculação é o único caminho para obter um corpo saudável e em forma e ainda acha que pilates é coisa de mulher, está totalmente enganado. O método pilates é uma prática que busca um corpo saudável, que trabalha o corpo como um todo,usando a contração muscular sem tensões para as extremidades, além de ser uma ótima forma de tonificar os músculos e perder peso. Esse método propõe o equilíbrio entre mente e corpo. Ainda não se convenceu? Confira os de benefícios. Melhora o desempenho em qualquer esporte O pilates trabalha postura, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência. Todos esses itens são indispensáveis na prática de qualquer modalidade, além de ajudar, e muito, no preparo físico. Tonifica os músculos do corpo todo A variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para toda a musculatura. Os exercícios tonificam sem causar a hipertrofia nos músculos. Define o abdômen Um dos principais focos do pilates é o fortalecimento da mus

Condicionamento físico

O Treinamento funcional é uma forma de condicionamento físico que se baseia nos movimentos do dia-a-dia, como (andar, correr, pular, empurrar), é uma atividade bem dinâmico, o funcional trabalha com vários grupos musculares ao mesmo tempo, com desequilíbrios e com ativação constante do core, ou centro de força de seu corpo, tendo como foco a melhora da eficiência motora nas mais diversas atividades, tanto as cotidianas como as esportivas. O core é composto pelos músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril, estes são responsáveis pela estabilização e sustentação do nosso corpo na maioria do movimentos. Com a atividade é possível melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, força muscular, flexibilidade e equilíbrio.

Principais benefícios do treinamento funcional

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. Fique de olho nos principais benefícios do funcional: O programa se adapta a você e as suas necessidades; Treine diversas habilidades motoras; Ganhe saúde, performance e o corpo dos seus sonhos; Treine movimentos, não apenas músculos; Altamente motivador pela quantidade de infinita de exercícios e possibilidades; Desenvolvimento da percepção dos movimentos; Melhoria da postura geral e durante os exercícios; Melhoria do equilíbrio muscul