Pular para o conteúdo principal

PILATES X MUSCULAÇÃO


O Método PILATES exercitam-se prioritariamente os músculos estabilizadores. São músculos pequenos, na maioria das vezes profundos e altamente resistentes. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos sutis e pela manutenção da postura.

Os exercícios são feitos a partir de movimentos suaves, sem pressa e aparelhos especialmente projetados para os exercícios. A carga do Pilates são as molas ou o peso do corpo, não traz hipertrofia dos músculos. Como resultado, um ganho importante na saúde e no tônus muscular, vitalidade e uma silhueta mais harmoniosa, alongada e livre dos nós da tensão.

Já a musculação exercita músculos grandes, mobilizadores, que ficam mais superficialmente e que se cansam mais rapidamente. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos de grandes amplitudes. É boa para aumentar o volume muscular deixando o corpo bem definido. Outras diferenças entre o Pilates e a musculação são a rotina de um (musculação) e a variedade do outro (Pilates). O Pilates ainda fortalece os músculos pélvicos, melhora a respiração e a postura, sendo um ótimo complemento para quem já pratica musculação.

Para que a musculação seja efetiva no trabalho corporal, é necessária atenção especial ao controle motor, trabalhando o corpo como um todo, ou seja, o exercício é para costas, mas é necessário dar atenção à respiração, a posição das pernas e principalmente da coluna…

Os benefícios atribuídos a esse treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais.

O Pilates, tem como objetivo o reequilíbrio muscular, melhora da postura e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular. A musculação tem aula pré-determinada com uma ficha de exercícios. Durante as aulas, devido ao grande volume de alunos, nem sempre os instrutores acompanham os movimentos de cada pessoa individualmente, e estes ficam sujeitos a fazer movimentos errados e se machucarem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilates é coisa de homem sim

Se você pensa que a musculação é o único caminho para obter um corpo saudável e em forma e ainda acha que pilates é coisa de mulher, está totalmente enganado. O método pilates é uma prática que busca um corpo saudável, que trabalha o corpo como um todo,usando a contração muscular sem tensões para as extremidades, além de ser uma ótima forma de tonificar os músculos e perder peso. Esse método propõe o equilíbrio entre mente e corpo. Ainda não se convenceu? Confira os de benefícios. Melhora o desempenho em qualquer esporte O pilates trabalha postura, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência. Todos esses itens são indispensáveis na prática de qualquer modalidade, além de ajudar, e muito, no preparo físico. Tonifica os músculos do corpo todo A variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para toda a musculatura. Os exercícios tonificam sem causar a hipertrofia nos músculos. Define o abdômen Um dos principais focos do pilates é o fortalecimento da mus

Condicionamento físico

O Treinamento funcional é uma forma de condicionamento físico que se baseia nos movimentos do dia-a-dia, como (andar, correr, pular, empurrar), é uma atividade bem dinâmico, o funcional trabalha com vários grupos musculares ao mesmo tempo, com desequilíbrios e com ativação constante do core, ou centro de força de seu corpo, tendo como foco a melhora da eficiência motora nas mais diversas atividades, tanto as cotidianas como as esportivas. O core é composto pelos músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril, estes são responsáveis pela estabilização e sustentação do nosso corpo na maioria do movimentos. Com a atividade é possível melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, força muscular, flexibilidade e equilíbrio.

Principais benefícios do treinamento funcional

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. Fique de olho nos principais benefícios do funcional: O programa se adapta a você e as suas necessidades; Treine diversas habilidades motoras; Ganhe saúde, performance e o corpo dos seus sonhos; Treine movimentos, não apenas músculos; Altamente motivador pela quantidade de infinita de exercícios e possibilidades; Desenvolvimento da percepção dos movimentos; Melhoria da postura geral e durante os exercícios; Melhoria do equilíbrio muscul